domingo, 21 de agosto de 2011

MOISÉS
                Houve uma época em que os israelitas eram escravos no Egito. O Faraó com medo de que eles se revoltassem, decidiu que todo bebê hebreu que nascesse, se fosse menino, deveria morrer.
            Uma mãe hebréia deu à luz a um lindo menino, para salvá-lo, escondeu-o durante três meses. Não podendo mais escondê-lo, fez um cesto e colocando nele o bebê, soltou-o no rio Nilo. Miriã, a irmãzinha do bebê, olhava de longe o cesto descer o rio, para observar o que iria acontecer.
            A princesa, filha do Faraó, acompanhada de suas criadas, foi tomar banho no rio e achou o cesto. Logo Miriã se aproximou e ofereceu-se para procurar uma mulher para amamentar e cuidar do bebê. A princesa aceitou. Então foi chamar sua mãe, que o alimentou e cuidou dele até ficar maiorzinho. A princesa então o recebeu e fez dele seu filho, chamando-o de Moisés.
           Moisés se tornou um homem forte, porém sabendo que era hebreu, recusou ser um poderoso egípcio e foi para o deserto. Moisés passou muitos anos como pastor. Mas Deus tinha escolhido Moisés para salvar o seu povo.
            Um dia Moisés avistou um arbusto que ardia em chamas mas não se consumia, ao se aproximar para ver melhor, Deus falou com ele:
            _ Moisés, Eu o Senhor Deus o escolhi: dou a você autoridade e poder, diga ao Faraó que você é meu enviado e ordene que liberte o povo de Israel.
            Então Moisés e seu irmão Arão foram ao Egito e se apresentaram diante do Faraó:
            _ Venho em nome do Senhor Deus dizer que deves libertar o meu povo. Disse Moisés.
            _ Não conheço seu Deus e não deixarei seu povo ir. Responde o Faraó.
            Então Deus ordenou sobre o Egito 10 pragas:
  1. A praga que transformou as águas em sangue;
  2. A praga das rãs;
  3. A praga dos piolhos;
  4. A praga das moscas;
  5. A praga da doença nos animais;
  6. A praga das feridas nos animais e nos egípcios;
  7. A praga da chuva de pedras;
  8. A praga dos gafanhotos;
  9. A praga da escuridão;
  10. A morte dos primogênitos - a mais terrível das pragas: o anjo da Morte passou de casa em casa, aquela que não tinha os umbrais pintados com o sangue de um cordeiro (somente os israelitas sabiam desse sinal e por isso escaparam da praga) ele entrou e levou o filho mais velho de cada casa.
            O Faraó vencido, deixou o povo de Israel ir embora. E assim os israelitas partiram do Egito, 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças. Deus foi à frente deles para os guiar: durante o dia, numa coluna de nuvem, durante a noite numa coluna de fogo, para iluminar o caminho.
            Quando o Faraó soube que os israelitas tinham ido, arrependeu-se de ter deixado, resolveu então persegui-los. Aprontou seu carro de guerra e juntamente com seus soldados foram em busca de Moisés e o povo de Israel. Encontrou-os acampados à margem do Mar Vermelho. Os israelitas viram Faraó vindo ao encontro deles e temeram. Moisés porém disse-lhes:
            _ Não temam, fiquem calmos e vejam o grande livramento que Deus hoje nos dá!
            E estendendo a vara que tinha na mão sobre o mar, as águas se dividiram em duas partes, formando como que um muro de água de cada lado e o povo pôde passar pelo meio do mar, em terra seca.
            O Faraó tentou segui-los, porém, quando estavam no meio do mar, Moisés tornou a estender a vara e o mar se fechou, cobrindo completamente o Faraó, seus cavalos e soldados, morrendo todos.
            Assim Deus salvou seu povo.
            Peregrinaram durante 40 anos, Deus os alimentou, os protegeu, deu-lhes 10 mandamentos para seguirem e os dirigiu até encontrarem a terra prometida.


O acontecimento mais importante, deu-se aos pés do Monte Sinai. Já era tempo de terem um código de leis morais que os distinguisse. Moisés deu ordem para que se reunissem em grupos, aos pés da Montanha; depois subiu até o cimo e recebeu de Deus, o DECÁLAGO. (10 leis que se constituem nos 10 mandamentos).

moises%203.JPG 


AS LEIS

1.     Amar a Deus sobre todas as coisas.
2.     Não tomar seu Santo nome em vão.
3.     Santificar o dia de sábado (7o_dia)
4.     Honrarás teu pai e tua mãe.
5.     Não matarás.
6.     Não fornicarás.
7.     Não furtarás.
8.     Não dirás falso testemunho.
9.     Não desejaras a mulher de teu próximo.
10.       Não cobiçarás as coisas alheias.

Moisés é aquele que, nascido no Egito, de pais hebreus, liberta seu povo da escravidão do Egito. Recebe o Decálogo (leis de Deus), conduz os israelitas, através do deserto, para as terras da Palestina, sem ele mesmo entrar.


 

 Para colorir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Desde já agradeço o recadinho.