domingo, 21 de agosto de 2011

DAVI
                Um dia, Deus disse a Samuel:
            _ Encha o vaso de azeite e vá até a casa de Jessé que mora em Belém. Escolhi um de seus filhos para ser rei. Derrame o azeite sobre quem Eu mostrar.
           Entrou Samuel na casa de Jessé e pediu para ver os filhos dele. Quando viu Eliabe, alto, forte e valoroso, pensou: Com certeza deve ser este. Mas Deus disse a Samuel:
           _ Não olhe para a aparência e nem para a altura, porque não é este. As pessoas olham a aparência, mas Eu, o Senhor Deus, vejo o coração.
            Jessé mostrou um por um a Samuel, sete de seus filhos, mas Samuel disse:
            _ Deus não escolheu nenhum desses, você não tem outro filho?
            _ Tenho ainda o caçula. Ele está cuidando das ovelhas. Respondeu Jessé.
            _ Mande buscá-lo. Disse Samuel.
            Jessé mandou buscar Davi. Ele era um garoto bonito e muito educado.      
            Deus disse:
            _ Samuel, Davi é o meu escolhido.
            Então Samuel derramou sobre Davi o azeite. E desde aquele dia, o Espírito Santo de Deus passou a estar junto de Davi.
            Nessa época, os israelitas estavam em guerra com os filisteus. E os três filhos mais velhos de Jessé foram para a guerra defender Israel sob comando do rei Saul.
            Jessé mandou Davi levar alimento para seus irmãos. Davi levantou-se bem cedo, deixou seu rebanho com outro pastor e seguiu, carregado de mantimentos para o acampamento onde eles estavam. Deixou sua carga na mão do guarda que cuidava da alimentação e correu para ver seus irmãos. Estava Davi falando com eles, quando do meio dos filisteus, surgiu Golias, um gigante de quase 3 metros de altura desafiando a todos do exército de Israel:
            _ Mandem um de seus guerreiros para lutar comigo, quem vencer conquistará a vitória para seu exército.
            Os israelitas ficaram com medo.
            Davi ouviu o desafio e perguntou aos seus irmãos:
            _ Quem esse filisteu pensa que é para desafiar o exército de Deus? Não precisamos temê-lo!
            Um de seus irmãos respondeu zangado:
            _ Davi, você não entendeu nada, volte para suas ovelhas, nós soldados cuidaremos do exército filisteu e desse gigante.
            O rei Saul ficou sabendo das palavras de Davi e mandou chamá-lo.
            Davi disse a Saul:
            _ Não tema, meu rei. Eu vou lutar contra esse gigante filisteu.
            Saul respondeu:
            _Você é ainda um garoto! Ele é um guerreiro muito forte!
            _ Senhor, já matei um urso e um leão que atacavam o rebanho de meu pai. Lutarei contra este infiel como se fosse um deles. Deus vai me livrar das mãos dele e me dará a vitória. Respondeu Davi.
            Saul nesta ocasião vestiu a Davi com uma armadura de guerra: capacete, couraça e espada. Mas era muito grande e pesada demais. Davi nem conseguia andar. O garoto tirou o traje. Naquele momento foi Davi até o riacho, escolheu cinco pedras lisas e com sua funda e o seu cajado de pastor na mão, foi ao encontro do gigante.
            Quando Golias avistou Davi e percebeu que ele era ainda tão jovem, falou com desprezo:
            _ Será que sou um cão para você me atacar com pedaço de pau e pedras?
            E amaldiçoou a Davi.
            Davi respondeu:
            _ Você vem contra mim com espada e escudo; porém eu vou contra você em nome do Senhor Todo Poderoso, Deus de Israel, a quem você afrontou. Ele me dará a vitória e toda a terra saberá que há Deus em Israel, que não precisa de espada e lança para dar salvação.
            Davi correu na direção de Golias, tirou do alforje uma pedra, ajeitou-a na funda. Girou com força e soltou a pedra, que cravou-se bem no meio da testa de Golias, derrubando-o.
            Quando os filisteus viram seu herói morto, fugiram apavorados.
            Os israelitas perseguiram o inimigo. A batalha terminou com a vitória de Israel. Davi serviu a Saul, até que Deus cumpriu o que disse e fez de Davi um rei. Um rei que acreditou em Deus e o amou de todo o seu coração.

Para colorir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Desde já agradeço o recadinho.