quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parábola do JOIO E DO TRIGO (Mateus 13, 24-30)


 
Jesus disse: "O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente em seu campo. Enquanto os empregados dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e espigou, apareceu também o joio. Então os empregados procuraram seu senhor e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?' De onde veio o joio?'. Ele respondeu: 'Foi algum inimigo meu'. Os criados perguntaram: 'Quereis que nós o arranquemos?'. Ele respondeu-lhes: 'Não pois se arrancardes o joio, arrancareis também o trigo. Deixai crescer tudo até a ceifa e então direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio, atai-o em feixes e queimem-no; colhei depois o trigo e guardai-o no celeiro'".


EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
Os discípulos disseram-lhe: "Explicai-nos esta parábola". Jesus respondeu: "O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos da iniqüidade. O inimigo que o semeou é o demônio. O tempo da ceifa é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. Assim como o joio é arrancado e queimado no fogo, assim também será no fim do mundo. O Filho do Homem enviará os seus anjos a arrancar do seu reino todos os que praticam o mal, para os lançar na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai".

 
Portanto, o joio representa aqueles que desobedecem aos ensinamentos de Deus e o trigo são os justos, aqueles que amam e acolhem a Palavra de Deus. Quando Jesus voltar, os anjos de Deus irão separar o "joio do trigo", ou seja, as pessoas que obedeceram e as que desobedeceram aos ensinamentos do Senhor.
 
 
 
Para colorir:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Desde já agradeço o recadinho.