sábado, 3 de setembro de 2011

Os milagres de Jesus

MILAGRES QUE DEMONSTRAM O PODER SOBRE A NATUREZA


AS BODAS DE CANÁ - (JOÃO 2, 1-11)


    
Jesus, seus discípulos e sua mãe foram convidados para um casamento em Caná, na Galiléia. No meio da festa o vinho acabou e Maria, mãe de Jesus, em tom de petição, comunica-lhe o sucedido.
Acabar a bebida durante uma festa era visto como um escândalo e seria uma desonra para os noivos e o fim da festa. João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho, mas pela narração da orientação de Maria aos serventes para que fizessem o que Jesus dissesse, percebe-se certa apreensão por esta falta de vinho, e que deve ter havido algum pedido de um dos responsáveis pela festa a Maria para que intercedesse por eles junto a Jesus, na busca por uma solução. Após Jesus ter questionado não ter chegado ainda a hora da revelação de sua divindade ("Minha hora ainda não chegou"), resolveu atender ao apelo da mãe. Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até à boca. Cada uma delas comportava em torno de cem litros de água. Em seguida, Jesus ordenou aos serventes que as levassem até ao «mestre-sala». Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou: "Todos servem primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!".
A água havia-se convertido em vinho. Conforme narra João, este seria o primeiro dos sinais (milagres) de Jesus Cristo.



JESUS ACALMA UMA TEMPESTADE NO MAR (Mateus 8, 23-27)


Certo dia, Jesus estava na margem do lago de Genesaré e entrou numa barca juntamente com seus discípulos. E eis que formou-se uma violente tempestade no mar e as ondas cobriram a barca. Mas Jesus estava dormindo. Então os discípulos se aproximaram dele e despertaram-no, dizendo: "Senhor, salvai-nos pois afundaremos". Jesus disse-lhes: "Por que tendes medo, homens de pouca fé?". Levantando-se, mandou o vento e o mar se acalmarem e no mesmo instante tudo ficou em bonança. Admirados, os discípulos diziam: "Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?".



JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS (Mateus 14, 25)

Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.

Quarta vigília: a noite era dividida em quatro vigílias de três horas cada uma e começava às 6 horas da noite.



 JESUS MULTIPLICA OS PÃES (Mateus 14, 15-21)


Num dia em que muita gente estava reunida à sua volta, Jesus disse aos discípulos: "Onde poderemos comprar comida para toda esta gente?". Um deles respondeu: "Temos aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tamanha multidão?".
Jesus disse: "Dizei ao povo para que se sente". Todos se sentaram. Eram quase cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Então Jesus tomou os cinco pães, deu graças e mandou-os distribuir à multidão. Fez o mesmo com os peixes. E todos comeram o quanto quiseram. Estando todos saciados, Jesus disse aos discípulos: "Recolham o que sobrou, para nada seja desperdiçado". Eles juntaram tudo e encheram doze cestos. 


 A MOEDA NA BOCA DO PEIXE - (Mateus 17, 24,27)


Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram:"Teu mestre não paga a didracma?". Paga, sim - respondeu Pedro. Mas quando chegaram à casa, Jesus preveniu-o, dizendo: "Que te parece Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?" Pedro respondeu: "Dos estrangeiros." Jesus replicou: "Os filhos, então, estão isentos. Mas não convém escandalizá-los. Vai ao mar, lança o anzol, e ai primeiro peixe que pegares, abrirás a boca e encontrarás um estater. Toma-o e dá-o por mim e por ti".












A FIGUEIRA AMALDIÇOADA (MATEUS 21, 18,22)

Jesus vendo uma figueira aproximou-se dela, mas só achou nela folhas; e disse-lhe: Jamais nasça fruto de ti! E imediatamente a figueira secou. Os discípulos ficaram estupefatos e disseram: Como ficou seca num instante a figueira?! Respondeu-lhes Jesus: "Se tiverdes fé e não hesitardes, fareis o que foi feito a esta figueira e mas ainda,se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará... Tudo o que pedires com fé na oração, vós o alcançareis ".




PESCA MILAGROSA (LUCAS 5, 1-11)

Um dia, Jesus estava na margem do Mar da Galiléia. A multidão se apertava ao redor Dele para ouvir a Palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem, os pescadores estavavam lavando as redes. Ele subiu em uma das barcas, que era de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois Ele se sentou, e da barca Ele falava com a multidão.  Quando terminou de falar, Jesus disse a Pedro: "Avancem para águas mais profundas e lançem as redes para pescar."
"Mestre, nós trabalhamos duro a noite toda e não pescamos nada", respondeu Pedro, "mas já que o Senhor está falando, vou lançar as redes". Uma coisa maravilhosa aconteceu! Quando eles começaram a puxar as redes, tinha tantos peixes que as redes começaram a arrebentar. Então chamaram os pescadores da outra barca para ajudar, eles foram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundá-las. Quando Pedro e seus companheiros pescadores viram isso, eles ficaram muito espantados.
Jesus disse: "Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de homens".


SEGUNDA PESCA MARAVILHOSA (JOÃO 21, 1-11)

Em João 21 há o último milagre que Jesus Cristo fez antes da sua ascensão.
Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, á beira do mar da Galiléia... Estavam juntos Simão Pedro, Tomé,...Natanael,.., os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele. Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Nós vamos contigo"... mas não pescaram nada naquela noite. Já de manhã Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Ele perguntou: "Filhinhos, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não". Ele lhes disse: "Lançai a rede à direita do barco e achareis". Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor... lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com o barco... Quando chegaram à terra, viram umas brasas preparadas, com peixe em cima e pão... Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com o peixe.



MILAGRES DE CURA

CURA DE UM LEPROSO (MATEUS 8, 1-4)


À medida que Jesus e seus quatro discípulos visitam as cidades da Galiléia, as notícias sobre as maravilhas que ele faz correm por todo o distrito. O rumor a respeito de suas obras chega a certa cidade em que mora um leproso. Esta terrível doença, no estágio avançado, lentamente desfigura várias partes do corpo. Assim, a situação desse leproso é lastimável.

Quando Jesus chega à cidade, o leproso aproxima-se dele. Segundo a lei de Deus, o leproso deve dar aviso, clamando: “Impuro, impuro!”, para evitar que outros se aproximem demais, arriscando contaminar-se. O leproso prostra-se com o rosto em terra e roga a Jesus: “Senhor, se apenas quiseres, podes tornar-me limpo.”

Quanta fé esse homem tem em Jesus! Mas, que lastimável aparência a sua doença lhe deve dar! Que fará Jesus? Que faria você? Compadecido, Jesus estende a mão e toca nele, dizendo: “Eu quero. Torna-te limpo.” E a lepra desaparece dele imediatamente.




JESUS CURA O SERVO DO CENTURIÃO (MATEUS 8, 5-13)


Certo dia, um centurião foi encontrar Jesus e disse-lhe: "Senhor, tenho em casa um criado com paralisia, que está com muitas dores". Jesus disse-lhe: "Eu vou lá curá-lo". O centurião respondeu: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e meu servo ficará curado". Então Jesus disse: "Vai e faça-se como crês". Nessa mesma hora, o criado ficou curado. 



Jesus entrou em Cafarnaum. Havia um centurião  que tinha um servo a quem estimava muito.  Estava á beira da morte.   Tendo ouvido falar de jesus, o centurião mandou alguns anciãos dos Judeus pedir-lhe que viesse curar o seu servo.  Quando eles chegaram a Jesus, recomendaram com insistência : Ele merece esse favor, porque ama o nosso povo.  Ele até construiu uma Sinagoga para nós.  Jesus foi com eles.  Quando já estava perto da casa, o centurião mandou alguns amigos dizer-lhe: Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entreis em minha casa.  Por isso, nem fui pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado.  Pois eu, mesmo na posição de subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens, e se ordeno á um: Vai ! , ele vai;e a outro, Vem! , ele vem, e se digo a meu escravo : Fazei isto, ele faz.  Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado.  Voltou-se para a multidão que o seguia e disse: " Eu vos digo que nem mesmo em Israel  encontrei uma Fé tão grande"Aqueles que tinham sido enviados voltaram para a casa do centurião e encontraram o servo em perfeita saúde"..!


  
A CURA DA SOGRA DE PEDRO (MATEUS 8, 14-15)


Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Pedro e André. Entrando Jesus na casa, viu a sogra deste de cama, com febre e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela pôs-se a servi-los.



 EXPULSÃO DOS DEMÔNIOS (MATEUS 8, 28-34)


Quando Jesus chegou à outra margem do lago, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, saindo dos túmulos. Eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: "Que queres de nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" Ora, acerta distância deles estava pastando uma manada de muitos porcos. Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos à manada de porcos". Ele disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E todos os porcos se precipitaram, pelo despenhadeiro, para dentro do mar, morrendo nas águas. Os que cuidavam dos porcos fugiram e foram à cidade contar tudo, também o que houve com os possessos. A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus. E logo que o viram, pediram-lhe que fosse embora da região.


A CURA DE UM PARALÍTICO (MATEUS 9, 1-7)




E, entrando no barco, passou para a outra banda, e chegou à Sua cidade, e eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado numa padiola.
 “...(Disse Jesus então ao paralítico): Levanta-te; toma a tua maca, e volta para tua casa.



A MULHER DOENTE (MATEUS 9, 20-22)

E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto; porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã. Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã.



A CURA DE CEGOS E MUDOS (MATEUS 9, 27-33)

Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando:
“Tem misericórdia de nós, Filho de Davi!”
Entrando ele numa casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor!”
E ele, tocando-lhes os olhos, disse: “Que lhes seja feito segundo a fé que têm!”
E a visão deles foi restaurada. Jesus os advertiu severamente: “Cuidem para que ninguém saiba disso”.
Eles, porém, saíram e espalharam a notícia por toda aquela região.
Logo que se foram, apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio. O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração. "Jamais se viu algo semelhante em Israel".



 JESUS CURA UM CEGO DE BETSAIDA (MARCOS 8, 22-26)


E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego e rogaram-lhe que lhe tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: "Vejo os homens como árvores que andam". Depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido e já via ao longe e distintamente a todos. E mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia.” (Mc 8:22-26)



CURA DE UMA MULHER ENCURVADA  (LUCAS 13, 10-13)



INTRODUÇÃO: A cura desta mulher traz lições importantes para as nossas vidas. Andar encurvados tem sido o estilo de vida de muitas pessoas, por causa das pressões e fracassos ocorridos em suas experiências. Vejamos o que aconteceu com o encontro da mulher com Jesus.


I - A SITUAÇÃO DA MULHER

1.    Andava encurvada – esta mulher não conseguia andar de forma ereta, andava olhando para o chão. Assim a maioria das pessoas; os sonhos são terrenos, depressões,  tristezas, falta de amor, fazem com que andem olhando para baixo e por isso não vêem o que Deus quer fazer por elas.

2.    Não podia endireitar-se – A Bíblia declara que a mulher não tinha poder para mudar sua situação. Da mesma forma precisamos compreender que sozinhos não podemos construir nossa própria felicidade, precisamos da ajuda de DEUS.

3.    Possessa de um espírito de enfermidade – Aqui encontramos a explicação da raiz do problema desta mulher, não era físico, não era psicológico, era espiritual.

II - A ATITUDE DE JESUS
1.          Jesus viu a mulher – Ainda que a mulher não pudesse olhar para Jesus  pela sua posição encurvada, Jesus olhou para ela e viu sua necessidade. Da mesma forma ainda que não reconheçamos a presença Dele, ainda assim Ele olha para nós e quer nos ajudar.

2.          Jesus chamou a mulher – Ao ver a mulher Jesus a chamou. Nada do que Deus quer fazer em  nossa vida é de forma obrigatória. Ele nos chama e se aceitamos o convite seremos abençoados.


3.          Jesus tocou a mulher – ao aceitar o chamado de Jesus, a mulher foi tocada pelo Mestre. O toque de Deus muda nossa vida, deixe Jesus tocar sua vida!


4.          Jesus falou a mulher – a palavra de Jesus a mulher foi de liberdade, Deus quer te falar de salvação, de liberdade, ouça a palavra de Deus. Ainda que o mundo fale de destruição, Jesus te fala de salvação!

 III - RESULTADOS DO MILAGRE

1.    Imediatamente endireitou-se – Todos aqueles anos de depressão terminaram, ela viu sua vida endireitar-se. Deus tem este poder de endireitar nossas vidas.

2.    Glorificava a Deus – A mulher que antes só conseguia ver a terra, agora enxerga a glória de Deus.

CONCLUSÃO: Permita que Deus faça isso com você, ouça o convite de Jesus e deixe-se tocar pelo Espírito Santo.





CURA OPERADA NO SÁBADO (LUCAS 14, 1-4)


Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.
E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico.
E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?
Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu.



O LEPROSO AGRADECIDO (LUCAS 17, 11-19)



Jesus curava “a caminho”, ou seja, o Senhor estava indo a Jerusalém e a cura aconteceu para aqueles leprosos quando eles estavam caminhando. Muitas vezes, esperamos que Jesus nos cure, mas ficamos parados. É preciso clamar a cura, contudo, muitas vezes, ficamos esperando que Deus realize essa graça em nós, mas não damos passos, não a pedimos ao Senhor. Ficamos sem ação, esperando que Aquele que conhece todas as coisas, e conhece nossos corações, realize a cura e o milagre de que necessitamos sem que nada façamos. Os leprosos clamaram, pediram a cura ao Senhor. Para acontecer o milagre e a cura é preciso ação e oração.
Todos nós precisamos ser curados em várias áreas da nossa vida, e Jesus vai constantemente realizando essas graças em nossas vidas, basta nos abrirmos a Ele. Somos como os leprosos, temos nossos defeitos e dificuldades. Mas, muitas vezes, colocamos a culpa e o erro no outro, quando, na verdade, somos nós que precisamos ser restaurados e curados.
A cura nos amadurece, faz de nós pessoas melhores. Em tudo Deus tem um plano para cada um de nós. Acredito que Ele realize as curas nas nossas vidas para que consigamos ser mais d’Ele, de modo que consigamos viver a missão que Ele tem a cada um de nós de maneira nova e renovada.


O SERVO DO SUMO SACERDOTE (LUCAS 22, 50-51)


"Um deles deu um golpe no servo do sumo sacerdote e decepou-lhe a orelha direita. Então Jesus disse: Deixa-os, basta, e tendo-lhe tocado a orelha, o sarou".



CURA DO FILHO DE UM OFICIAL (JOÃO 4, 46-54)



A Cura do filho de um oficial narra um exemplo extraordinário de Fé em Cristo Jesus, onde um pai desesperado com o problema de seu filho que estava a beira da morte.
E encontra no Libertador Divino a esperança para a solução do sofrimento.




A CURA DE UM PARALÍTICO A BEIRA DO TANQUE DE BETESDA (JOÃO 5, 1-9)


Em João 5 temos o relato de um homem que esperava à beira do tanque de Betesda (que significa no hebraico, casa de misericórdia), para ser curado de sua paralisia de 38 anos. Este homem ao ser abordado por Jesus ele menciona que ninguém o ajudava na hora em que a água era movida no tanque. Porém, Jesus, sem hesitar ordena a sua cura e imediatamente aquele homem se vê livre do seu mal. Jesus, que tem todo o poder para curar, aborda aquele paralítico e o cura sem nem mesmo ele afirmar que tinha fé no filho do homem para ser curado e nem mesmo ser o primeiro da fila. Aquele homem era um homem de fé e por isso Jesus o cura.



O CEGO DE NASCENÇA(JOÃO 9, 1-7)


"Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo."


MILAGRES DE RESSUREIÇÃO



A FILHA DE JAIRO E A MULHER DOENTE (MATEUS 9, 18-26)



Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.
E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.



O FILHO DA VIÚVA DE NAIM (LUCAS 7, 11-17)


Jesus chegou a uma cidade chamada Naím, acompanhado pelos discípulos e uma grande multidão. Às portas da cidade, encontrou um morto que era levado para o cemitério. Era o filho único de uma pobre viúva. Muitas pessoas da cidade acompanhavam o enterro. Ao ver a mãe, Jesus comoveu-se e disse-lhe: "Não chores". Depois, aproximou-se e tocou no caixão. Os que o carregavam pararam. Jesus disse ao morto: "Jovem, eu te ordeno: levanta-te". O morto levantou-se e começou a falar e Jesus o entregou à sua mãe. À vista deste espetáculo, todos ficaram cheios de temor e glorificaram a Deus, dizendo: "Grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo".


JESUS RESSUSCITA LÁZARO  (JOÃO 11, 1-44)

Um amigo de Jesus, chamado Lázaro, adoecera em Betânia. Suas irmãs, Marta e Maria, mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele que amais está enfêrmo". Tendo recebido esta mensagem, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Depois, disse aos discípulos: "Nosso amigo Lázaro dorme, mas despertá-lo-ei do sono". Os discípulos disseram: "Senhor, se ele dorme, está salvo". Então Jesus disse-lhes claramente: "Lázaro morreu e eu, por amor a vós, alegro-me de não ter estado lá, para que acrediteis. Mas vamos encontrá-lo". Quando Jesus chegou, Lázaro estava no túmulo há quatro dias. Marta saiu-lhe ao encontro e disse: "Senhor, se tivésseis estado aqui antes, meu irmão não teria morrido". Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará". Disse-lhe Marta: "Eu sei que ele ressuscitará no último dia". Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês nisto?". Ela respondeu: "Sim, Senhor. Eu creio que vós sois o Cristo, Filho do Deus Vivo que veio a este mundo". Então Jesus se dirigiu ao sepulcro: era uma gruta que tinha uma pedra fechando-lhe a abertura. Jesus disse: "Tirai a pedra". Marta observou: "Senhor, já tem mau cheiro porque ele está aí há quatro dias". Jesus respondeu: "Se creres, verás brilhar a glória de Deus". Tiraram a pedra e Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, sai daí". E, imediatamente, o que estivera morto saiu, com os pés e mãos amarrados por ataduras e com o rosto envolto num sudário. Jesus disse então: "Desatai-o e deixai-o ir".


Muitos judeus, testemunhas destes milagres, creram em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Desde já agradeço o recadinho.